São Paulo mira futuro bilionário com novo acordo com a Superbet, que renomeia CT e ajusta valores com base em rivais

Escrito em 08/04/2025
Redação São Paulo

Contrato com casa de apostas foi estendido até o fim de 2030, ano em que o Tricolor celebra seu centenário



Treino do São Paulo no CT da Barra Funda — Foto: João Pedro Brandão

Na última segunda-feira, o São Paulo confirmou a renovação do contrato com a Superbet, que agora vai até dezembro de 2030, ano marcante em que o clube completa 100 anos. O novo acordo pode render até R$ 1 bilhão, dependendo do desempenho esportivo do time. Mas o valor potencial não é o único destaque: o contrato traz novas cláusulas estratégicas, como a mudança de nome do CT da Barra Funda, mecanismos para equiparar os ganhos ao de rivais e um reajuste na proporção entre valores fixos e variáveis.

Em conversa com o ge, o diretor de marketing do São Paulo, Eduardo Toni, explicou os pontos principais do contrato, que se torna o mais longevo em vigor atualmente no futebol brasileiro:

A cifra bilionária

O valor da nova parceria supera o do contrato anterior, que expiraria em 2026. Segundo o clube e a empresa, o antigo acordo foi firmado antes da explosão de investimentos das casas de apostas no futebol nacional, o que desvalorizou seu montante com o tempo.

– É uma receita grande, bastante significativa. Também dá uma tranquilidade ao novo gestor, que entra no clube com um contrato longo. Entramos aqui no clube com todos os contratos terminando em dezembro. Chegamos no dia 2 de janeiro sem patrocinador. Mostra credibilidade para o mercado, mostra que você está fazendo um trabalho, que o mercado está vendo isso com bons olhos. Uma série de aspectos não só financeiros, mas de cenário – disse Toni, ao ge.

– É um contrato que pode chegar a R$ 1 bilhão. É um contrato que nos deixa esperançosos, que consigamos ter performance futebolística para chegarmos nesses números, mas mesmo os valores fixos já são importantes para nós.

Monitoramento de mercado

Uma das preocupações do Tricolor ao fechar um compromisso de longo prazo foi o comportamento futuro do mercado de apostas. Pensando nisso, foi criado um mecanismo de ajuste com base no que receberem clubes como Palmeiras, Corinthians e Flamengo.

– Criamos um delta. Pegamos três clubes. Corinthians, Palmeiras e Flamengo e pegamos um delta para avaliar a variação de patrocínio destes três clubes. Vamos supor que amanhã o patrocinador de um desses três clubes saia e o novo passe a pagar R$ 300 milhões por ano. Nosso contrato vai ter uma defasagem muito grande, então automaticamente tem um gatilho e o nosso contrato será reajustado.

– Mas se esse valor cair para R$ 50 milhões, nosso contrato será reavaliado, também. Não é uma média. É uma equação, não vou entrar em detalhes, mas criamos um delta de comparação. Hoje, eu diria que estamos muito bem posicionados – completou Toni.

SuperCT e novas propriedades

Dentro do pacote de ativações, está a rebatização do CT da Barra Funda, que agora passará a se chamar SuperCT, além da possibilidade de inserção da marca Superbet no avião fretado pela Sideral que transporta a delegação.

– Eles vão ter o SuperCT. Tem outras propriedades. Vão ter os naming rights do CT, que passará a se chamar SuperCT. Eles vão poder estampar a marca deles no avião. Enfim, tem uma série de entregas a mais, valores super importantes, não só no ponto de vista fixo, mas também nos variáveis – explicou Toni.

Modelo de valores

Toni evita divulgar cifras exatas, mas reforça que a diferença entre a parte fixa e a variável foi modificada, com uma maior garantia financeira desde o início do vínculo.

– Eu estou dizendo que nosso contrato pode chegar a R$ 1 bilhão. Ele pode chegar a um bilhão. Não é um contrato de um bilhão. E muitos clubes faziam isso, colocavam os bônus como se fosse um valor fixo. Por isso, de repente o contrato do São Paulo parecia defasado. O que não era verdade. Nosso contrato era bem robusto, mas agora é muito maior do que o passado. Mas aqui a gente não fica comemorando ranking de patrocínio, não. A gente entende que está no patamar que o São Paulo merece estar.

– Como aumentou muito o valor fixo, a variável diminuiu – falou Toni.

Planejamento até o centenário

A meta do clube é firmar contratos que tragam estabilidade financeira até 2030. Segundo Toni, o São Paulo já garantiu mais de R$ 2 bilhões em acordos fixos até lá, considerando diferentes frentes de receita.

– Temos vários contratos de longo prazo. Vou citar alguns: a Live Nation, a Brax, a Ademicon, a Superbet... Estamos falando em até 2030 na casa de R$ 2,026 bilhões, de contratos garantidos. Considerando patrocinadores, televisão. Sem falar de bilheteria, sócio-torcedor. Estamos falando de contratos que te dão a garantia de longo prazo.

Fonte: Jogo de Hoje 360


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